Cuidados com a pele

A rotina ideal de cuidados com a pele: Saiba quais são as etapas principais para uma rotina descomplicada de cuidados com a pele.

Dedicar um tempinho do seu dia a dia para uma rotina de cuidados com a pele, ajuda  a prevenir e diminuir os danos causados pela exposição diária do rosto a fatores externos, como sol e poluição. Essa exposição ocasiona o envelhecimento precoce e o surgimento de sinais indesejados, como manchinhas ou acnes. E, por essa questão, que uma rotina de cuidados – com etapas essenciais e produtos corretos – irá fazer toda diferença na aparência da sua pele.   

Porém, antes de começar a gastar seu dinheiro com qualquer produto, é fundamental que você conheça o seu tipo de pele (mista, normal, oleosa ou seca), para assim entender quais são os cuidados que seu rosto realmente precisa. Pois, o erro mais comum na rotina é utilizar produtos que não são adequados para seu tipo de pele, o que resulta em efeitos contrários aos desejados, como o desequilíbrio do pH da pele, excesso de oleosidade ou aparência mais seca e sem brilho.

O cuidado com o rosto não precisa ser complicado e nem exagerado! É pensando nisso que separamos para você cinco etapas que achamos essenciais em qualquer rotina de skin care

Limpeza

A limpeza é a primeira etapa da rotina. Essa etapa é fundamental pois remove  o excesso de oleosidade e as impurezas que acumulam na pele ao longo do dia, o que evita a geração de cravos e espinhas. Além disso, a limpeza prepara a pele para que ela receba e absorva adequadamente todos os produtos que serão aplicados.

Para peles oleosas ou mistas indicamos sabonetes em gel, que removem a oleosidade sem ocasionar o efeito rebote. Já para peles secas ou normais, indicamos espumas de limpeza facial, que promove uma limpeza ideal sem ocasionar ressecamentos.  

Esfoliação

A esfoliação é a etapa que ajuda a limpar a pele profundamente, retirando as impurezas  que não foram totalmente removidas somente com o sabonete ou espuma de limpeza facial. Além disso, a esfoliação atua na remoção de células mortas estimulando a circulação e a renovação da pele. É indicado esfoliar o rosto uma ou duas vezes por semana, dependo do seu tipo de pele.

Dica de qual usar: Nivea Gel Esfoliante Refrescante

Tonificação

Após a limpeza e a esfoliação (indicada somente algumas vezes por semana), é importante tonificar a pele. O tônico pode ser considerado como uma etapa de finalização da limpeza, pois remove qualquer vestígio de impureza que possa ainda estar na pele. Além disso, tonificar o rosto reequilibra o pH –  que pode ser alterado devido as impurezas acumuladas durante o dia -, e auxilia na diminuição dos poros.

Aconselhamos o uso de tônicos adstringentes após a higienização do rosto, de manhã e à noite, pois promovem uma limpeza adequada, ajudam a controlar a oleosidade e evitar o surgimento de cravos e espinhas.

Dica:  a água micelar, além de demaquilante, atua como tônico para pele.

Hidratação

Hidratar a pele é uma etapa que não pode ser pulada. Pois, o hidratante repõe a água e nutrientes da pele, o que auxilia na renovação celular e produção de colágeno, evitando o envelhecimento precoce. É importante que todos os tipos de pele recebam hidratação, e engana-se quem acha que as peles oleosas ficam de fora.

Dica: aplique o hidratante adequado para sua pele e massageie o rosto até a absorção completa do produto. com movimentos circulares e para cima.

Proteção

Por último, mas não menos importante,  está o uso do protetor solar. Essa etapa  tem que estar incluída na sua rotina de cuidados com o rosto e não pode ser pulada de maneira alguma, pois é o protetor que irá proteger sua pele contras os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Além disso, o uso do protetor solar evita o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de rugas e manchas ocasionadas pelo sol. E, não importa o clima, o protetor solar deve ser usado todos os dias!

Dica do que usar: Protetor Solar Facial L’Oréal Expertise.