Como proteger a saúde durante o inverno

Confira dicas de como evitar gripes e resfriados durante a época fria do ano.

No inverno, o clima mais seco e o vento frio chegam com tudo e é nessa época que gripes e resfriados costumam aparecer. E, com as temperaturas mais baixas chegando, é preciso se preparar para cuidar da saúde e bem-estar.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas  que irão te ajudar a enfrentar a estação mais gelada do ano. Confira!

Manter a casa ventilada

Deixar todas as janelas da casa fechada sem arejar o ar, pode torna o ambiente propício para o acúmulo de poeiras, ácaros e diversos germes que resultam em alergias respiratórias, resfriados e gripes. Recomendamos que, sempre durante o dia, deixe as janelas abertas para que possa circular o ar e também entrar um pouco de sol. Com um ambiente arejado, as chances de pegar aquele resfriado durante o inverno diminui.

Lavar sempre as mãos

Lavar as mãos é essencial em qualquer época do ano, isso porque elas entram em contato com impurezas durante o dia e acumulam germes, que são responsáveis pela transmissão de gripe, resfriados e outras doenças.  As mãos servem como vetores, e a maior parte da contaminação se dá através do contato delas com nossos olhos, boca ou nariz.

Com isso, recomendamos lavar bem as mãos com água e sabão, e enxugar elas com papel toalha, evitando secar com jatos de ar quente. Após a limpeza, você pode complementar com o  uso de álcool gel.

 

Ter uma boa alimentação

Ter uma boa alimentação no inverno é importante, pois é durante essa época que  normalmente nossa imunidade costuma baixar. Nos dias frios, consumir frutas, verduras e legumes auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico e evita gripes e resfriados, uma vez que  esses alimentos são ricos em nutrientes como vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes essenciais para o equilíbrio do organismo.

 

Beber bastante água

 

Assim como manter uma boa alimentação, beber bastante água também é fundamental para que ocorra um bom funcionamento do organismo. Além disso, a água auxilia no metabolismo e hidrata o corpo, prevenindo o ressecamento da pele e lábios.

 

Usar medicamentos corretos

 

Durante a época fria do ano, ficamos expostos a alergias respiratórias, gripes e resfriados, e o uso de alguns medicamentos ajudam a combater esse mal. Porém, nunca use medicamentos, seja xaropes, descongestionantes ou remédios para dores, sem a avaliação de um médico.

 

Recomendamos que procure sempre um médico para te guiar ao uso de medicamentos certos e tirar todas as suas dúvidas.